Nossa História

O Começo de Tudo

A mensagem adventista, que hoje está presente em toda a região metropolitana da Baixada Santista, teve seu início na cidade de Santos.

A mensagem começou a ser pregada de maneira estruturada, a partir 1936, com uma série de palestras intitulada “Profecias Bíblicas”, pregada pelo Pastor João Linhares. Duplas missionárias vindas de fora da nossa cidade entravam em contato com os moradores de Santos em suas casas, e os convidavam a assistir as palestras do Pastor Linhares.

Aproximadamente seis meses após essa serie evangelística, foi efetuado o primeiro batismo em outubro de 1936, o segundo em 1938 e o terceiro em janeiro de 1944. O motivo que impediu a realização de batismos durante esse período de seis anos (1938 a 1944) foi em função do medo e insegurança vivida pela população santista por causa da II Guerra Mundial. As reuniões eram veladas, pois se temia algum tipo de ataque aos navios que vinham se abastecer no porto; lembrando que as reuniões aconteciam em imóvel situado no centro da cidade, portanto, próximo ao porto. Muitas destas reuniões que aconteciam sob constante estado de tensão, eram feitas a luz de velas, por causa dos constantes blecautes que aconteciam na cidade.  Neste terceiro batismo além de outras pessoas, foi batizada a irmã Ana Solano e os irmãos Zeferino Maciel e Domingos de Almeida (ambos já falecidos). Os batismos eram realizados na “prainha” hoje porto das Naus, localizada nas proximidades da Ponte Pênsil, no município de São Vicente.

O primeiro núcleo de membros da Igreja Adventista se reunia em um salão alugado no andar de cima da Rua São Francisco nº. 345. Quando o salão que havia sido alugado não mais satisfez as necessidades do grupo, a mudança aconteceu. Por esse motivo, vários outros locais, sempre na região central de Santos, foram alugados e usados como locais de culto.

Pioneiros

Os pioneiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia na cidade de Santos, entre outros, pertenciam as seguintes famílias: Família Mesquita, Família Salgado, Família Solano, Família Pereira, Família Piroteli, Família Sales, Família Amaro, Família Maciel e Família Almeida.Com o passar do tempo, e sentindo necessidade de adquirir um local próprio para a construção daquela que seria a primeira Igreja Adventista na cidade de Santos, nossos irmãos lançaram a campanha da construção. Carnês de doação foram confeccionados para arrecadar fundos e desse modo viabilizar a construção.

Finalmente com o envolvimento de todos os membros, foi adquirido o terreno localizado na Rua da Constituição nº 520, e teve inicio a construção da primeira Igreja Adventista em nossa cidade. No ano de 1947 a construção terminou, e a igreja pode enfim ser inaugurada.

Mudança

A partir de 1975 e após 28 anos, os irmãos entenderam que havia necessidade de mudança da Igreja estabelecida na Rua da Constituição, por se tornar uma região extremamente comercial com grande aumento de tráfego pesado no local, em função das empresas que se instalaram nas proximidades.

Em 1976 sob a direção do Pr. Edgar de Oliveira, a área em que a Igreja estava construída foi vendida, e com os recursos arrecadados foram comprados os terrenos da Rua Cunha Moreira onde estamos atualmente, e o terreno do Colégio Adventista na Rua Guararapes.Ao sair da Rua da Constituição a Igreja se reuniu por algum tempo no Sindicato dos Portuários localizado na Rua Rodrigues Alves, até que a quadra de esportes da Escola Adventista (assim chamada na época) fosse concluída, pois o objetivo era que a Igreja pudesse ali se congregar, até que fosse concluído o prédio atual. O Sr. Santiago Rigos esposo da irmã Hélia Mesquita, foi o responsável por conseguir que o auditório do sindicato dos portuários fosse cedido temporariamente para as nossas reuniões.

Em janeiro de 1978 ainda sob a direção do Pr. Edgar de Oliveira, teve início à construção do prédio em que estamos atualmente. Sucedendo o Pr. Edgar assumiu o Pr. Otávio Costa que no ano de 1980, após dois anos de intenso empenho de todos os membros, envolvidos de uma maneira ou outra, tanto nas campanhas quanto nos mutirões pró construção, viram o sonho se tornar realidade. Estava concluído o prédio da Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Santos.

A Inauguração do Novo Templo

O ato inaugural ocorreu no sábado, dia 9 de fevereiro, ocasião em que estiveram presentes diversos líderes da organização adventista e convidados da comunidade local. Durante a solenidade houve muita vibração e alegria da parte de todos os que participaram do projeto e da construção do novo templo.

Reforma e Reinauguração em 2012

A ideia de remodelação total da nossa igreja surgiu da necessidade de adequarmos o nosso local de culto, não só em função do crescimento da cidade e consequentemente dos membros, mas também da modernização do nosso ambiente de adoração, procurando proporcionar maior conforto aos adoradores, criando um ambiente de máximo bem-estar entre aqueles que entrarem neste local sagrado para ter um íntimo encontro com Deus. Lembrando que acima de tudo, nós os membros, desejamos que neste lugar o nome de Deus seja louvado, adorado e santificado como Ele realmente merece.